PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SITUAÇÃO DE AUTOCONFRONTAÇÃO SOBRE O TRABALHO COM O TEXTO MULTISSEMIÓTICO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3355Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso, Trabalho Docente, Autoconfrontação, Texto multissemiótico.Resumo
Este artigo analisa percepções de uma professora de língua portuguesa do Ensino Médio da rede pública cearense sobre o ensino com o texto multissemiótico, deflagradas por uma sequência formativa, disparada pelo dispositivo da autoconfrontação. Esse método de geração de dados é tomado como um instrumento motriz para o desenvolvimento de uma Sequência Formativa (SF) (RIBEIRO; BASTOS, 2019), que contemple demandas genuínas do coletivo de professores sobre o trabalho com o texto multissemiótico. Tomamos, como corpus de análise, cenas elucidadas no âmbito da autoconfrontação, apontadas como relevantes pela professora-protagonista. Recorre-se, como arcabouço teórico, à noção de enunciado concreto cunhada pela Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2011, 2014, 2015, 2018; VOLOCHINOV, 2017). Adota-se, ainda, a perspectiva dos Multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019); e a do trabalho prescrito, realizado e real (CLOT, 2006). Constatamos que, além de estimular a discussão sobre demandas legítimas do coletivo de trabalho, visto que a professora-protagonista assume a condição de membro, a SF proposta, a partir do dispositivo da autoconfrontação, fomenta a valorização das experiências dos professores, da reflexão e da (re)criação da prática.Downloads
Publicado
13-07-2023
Como Citar
FREITAS, Samya Semião; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SITUAÇÃO DE AUTOCONFRONTAÇÃO SOBRE O TRABALHO COM O TEXTO MULTISSEMIÓTICO NO ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3355. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3355. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
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Artigos
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Copyright (c) 2023 Samya Semião Freitas, Pollyanne Bicalho Ribeiro, Fernanda de Castro Modl
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