CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO: UMA METANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3347Palavras-chave:
Concepções sobre bilinguismo, Línguas minoritárias, Produções científicas, Metanálise.Resumo
O objetivo deste artigo é socializar dados parciais de uma pesquisa maior que integra os estudos de um observatório da internacionalização da Educação Básica. Neste sentido, o recorte aqui apresentado teve como objetivo analisar as concepções de bilinguismo e de educação bilíngue adotadas por pesquisadores em produções científicas relacionadas às áreas de Educação e de Linguagem no Brasil, entre os anos de 2010 e 2015. Para isso, foi desenvolvida uma metanálise qualitativa (SACARDO; SOUSA, 2008) a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos em bases de dados que abordassem o conceito de bilinguismo. Para a análise destes dados, nos embasamos nos estudos de Megale (2005) organizando os autores em duas categorias definidas a priori: i) unidimensional; ii) multidimensional. Os dados sugerem que, apesar dos diferentes campos de investigação e das metodologias empregadas, a maioria dos trabalhos se direciona para uma concepção que aborda o sujeito situado em um contexto de bi/plurilinguismo (CAVALCANTI, 1999, 2011), além de considerar a interação entre diversas áreas do conhecimento, língua e cultura, caracterizadas, neste trabalho, a partir de uma vertente multidimensional (MEGALE, 2005).Downloads
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Publicado
13-07-2023
Como Citar
BARBOSA, Isabela Vieira; FISTAROL, Caique Fernando da Silva; HEINZLE, Márcia Regina Selpa. CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO: UMA METANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3347. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3347. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
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Artigos
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