ENSINO REMOTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DISCUTINDO A REALIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM JUAZEIRO DO NORTE (CE)
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3332Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Ensino remoto, Recursos tecnológicos, Trabalho docenteResumo
Este artigo é um recorte de dissertação de mestrado na área do Ensino. A temática está centrada no ensino remoto e no desenvolvimento de práticas pedagógicas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando responder à problemática: Como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Juazeiro do Norte (CE), movimentaram-se pedagogicamente no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no biênio 2020-2021? Com o intuito de investigar os movimentos pedagógicos realizados por professores, desenvolveram-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante o ensino remoto, elencar como ocorreu o planejamento e implementação da atividade docente, e ainda discutir os principais desafios impostos pelo ensino remoto. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, aproximando-se dos pressupostos teóricos do estudo de caso e com análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os professores conseguiram se apropriar de diferentes recursos e estratégias, mas que a falta de contato com o aluno e sua falta de acesso ao mundo digital lhes propiciou a sensação de ineficiência no trabalho realizado.Downloads
Publicado
13-07-2023
Como Citar
VIANA, Cícera Tatiana Pereira; FERREIRA, Guttenberg Sergistótanes Santos; MARTINS, Silvana Neumann. ENSINO REMOTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DISCUTINDO A REALIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM JUAZEIRO DO NORTE (CE). Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3332. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3332. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Cícera Tatiana Pereira Viana, Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Silvana Neumann Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.