A ESSENCIALIDADE DO AMBIENTE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE GRADATIVAMENTE MAIS DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3324Palavras-chave:
Democracia, Cidadania, Escola, Diversidade socialResumo
Neste artigo se realiza um estudo acerca de duas concepções relacionadas ao ambiente escolar: uma em que prepondera a democracia e outra em que vigoram condições conservadoras e neoliberais. Difundidos tais entendimentos, objetiva-se descortinar como a escola se torna indispensável para o afastamento da última premissa, potencializando a formação de sujeitos éticos, entendedores da igualdade e da pluralidade social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, seguindo uma estratégia descritiva e exploratória, tendo como metodologia a revisão bibliográfica e o exame documental de legislações, notícias e conteúdos audiovisuais. Os resultados são apresentados em seções: inicia-se com uma exposição conceitual da escola como espaço de desenvolvimento humano; segue-se com uma verificação das adversidades para chegar-se à condição acima; e finaliza-se com uma discussão sobre a importância deste local para a constituição de um ambiente comunitário mais democrático. Conclui-se que sua indispensabilidade acontece quando se posiciona em favor da diversidade, rompendo com paradigmas opressores e abrindo espaço para temas multiculturais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
29-12-2023
Como Citar
LUZZI, André Felipe; SANTOS, Marcelo Leandro dos. A ESSENCIALIDADE DO AMBIENTE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE GRADATIVAMENTE MAIS DEMOCRÁTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3324. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3324. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 André Felipe Luzzi, Marcelo Leandro dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.