INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3286Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino de Ciências, Educação BásicaResumo
As metodologias ativas surgem como alternativa à prática educativa, propiciando o desenvolvimento de uma prática mais consistente e promotora da constituição de diferentes habilidades nos discentes, e contribuindo para a diversificação e personalização do processo de ensino e aprendizagem, o que implica na diminuição de barreiras diante de situações de não aprendizagem. Assim, levando-se em consideração a importância do ensino de Ciências articulado ao uso de metodologias alternativas e inovadoras, o objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento e analisar a aplicação, as potencialidades e as limitações das metodologias ativas no ensino de Ciências na educação básica, identificando os métodos mais utilizados nesse âmbito. Com esse propósito, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apresentando como método a revisão sistemática de literatura, a partir de 31 publicações, dentre artigos científicos, dissertações e teses publicados entre os anos de 2018 e 2022. Com esta pesquisa, destacou-se as metodologias ativas mais aplicadas no ensino de Ciências e verificou-se que há uma gama de estratégias e estímulos diferenciados. Entre os desafios elencados estão a falta de formação docente em relação às metodologias ativas, seja por falha curricular ou falta de interesse e/ou tempo, a falta de conhecimento e as práticas pedagógicas tradicionais. Contudo, é notável que as metodologias ativas elencam contribuições significativas para uma educação de qualidade, uma vez que consideram os diferentes modos de aprender dos estudantes e os colocam com postura ativa no seu aprendizado.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
BOESING, Geane Elise; LOPES, Paulo Tadeu Campos. INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3286. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3286. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Geane Elise Boesing, Paulo Tadeu Campos Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.