CIÊNCIA AUDIOVISUAL NA REDE: UM CASO DE APROPRIAÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO CANAL CIÊNCIA TODO DIA NO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3245Palavras-chave:
Audiovisual, Comunicação, Divulgação científica, YouTube. Ciência Todo DiaResumo
Este artigo tratou da apropriação de temas científicos pelo canal Ciência Todo Dia no YouTube, enquanto plataforma audiovisual, que compartilha e promove a divulgação Científica no Brasil. Identificou os planos e meios utilizados pelo youtuber Pedro Loos, que através da web, trabalha a divulgação científica para ampliar o interesse público na temática. Refletiu sobre a necessidade e a funcionalidade da extensão da tecnologia, da informação, da ciência e das novas mídias dentro de uma sociedade que vive uma convergência cultural e consequentemente midiática conforme apontam Lemos (2004) e Martín-Barbero (2009). Por meio da observação, da etnografia virtual e entrevistas o estudo apontou que o canal analisado se destaca em relação às iniciativas institucionais, ao mostrar que a prática audiovisual da divulgação científica no YouTube requer um tratamento diferenciado quanto à atenção e à opinião do público, a fim de criar “laços de comunidade” fundamentais nas inter-relações virtuais em redes.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
COLOMBO, Macri Elaine; VARELA, Ulysses Nascimento; MÜLLER, Fabrise Oliveira. CIÊNCIA AUDIOVISUAL NA REDE: UM CASO DE APROPRIAÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO CANAL CIÊNCIA TODO DIA NO YOUTUBE. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3245. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3245. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Macri Elaine Colombo, Ulysses Nascimento Varela, Fabrise Oliveira Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.