CIÊNCIA AUDIOVISUAL NA REDE: UM CASO DE APROPRIAÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO CANAL CIÊNCIA TODO DIA NO YOUTUBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3245

Palavras-chave:

Audiovisual, Comunicação, Divulgação científica, YouTube. Ciência Todo Dia

Resumo

Este artigo tratou da apropriação de temas científicos pelo canal Ciência Todo Dia no YouTube, enquanto plataforma audiovisual, que compartilha e promove a divulgação Científica no Brasil. Identificou os planos e meios utilizados pelo youtuber Pedro Loos, que através da web, trabalha a divulgação científica para ampliar o interesse público na temática. Refletiu sobre a necessidade e a funcionalidade da extensão da tecnologia, da informação, da ciência e das novas mídias dentro de uma sociedade que vive uma convergência cultural e consequentemente midiática conforme apontam Lemos (2004) e Martín-Barbero (2009). Por meio da observação, da etnografia virtual e entrevistas o estudo apontou que o canal analisado se destaca em relação às iniciativas institucionais, ao mostrar que a prática audiovisual da divulgação científica no YouTube requer um tratamento diferenciado quanto à atenção e à opinião do público, a fim de criar “laços de comunidade” fundamentais nas inter-relações virtuais em redes.

Biografia do Autor

Macri Elaine Colombo, UFAM

Mestrado em Ciências da Comunicação - UFAM. Tem especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFAM e em Gestão Universitária pela Nilton Lins. É graduada em Jornalismo- UNESP e em Pedagogia- Faculdade Boas Nova

Ulysses Nascimento Varela, UFSM

Doutor do PROGRAMA de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Ciência da Comunicação – UFAM e Graduação em Jornalismo -UFAM.

Fabrise Oliveira Müller, UFSM

Formada em comunicação pela UFSM, especialista em Mk e RH (UFSM), mestre em administração pela PUC RS, doutora em comunicação pela Ufsm e pós doutorado pela Ufsm.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

COLOMBO, Macri Elaine; VARELA, Ulysses Nascimento; MÜLLER, Fabrise Oliveira. CIÊNCIA AUDIOVISUAL NA REDE: UM CASO DE APROPRIAÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO CANAL CIÊNCIA TODO DIA NO YOUTUBE. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3245. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3245. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos