MEMES, TELENOVELA E MEDIAÇÕES: A PRODUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS DA NARRATIVA FICCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3238Palavras-chave:
Telenovela, Memes, Melodrama, Mídias digitais, Produção, ParticipaçãoResumo
A presente investigação explora os novos sentidos da telenovela e sua articulação com o melodrama (THOMASSEAU, 2005), a partir da lógica do memes, enquanto unidade de transmissão cultural (SHIFMAN, 2014). Como objeto empírico, elegemos a página de humor Paulina Apaolada, dedicada à telenovela mexicana A Usurpadora. Para uma orientação teórico-metodológica, apostamos na Teoria das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 1997), propondo um exercício cartográfico a partir de três mediações e uma submediação. O estudo problematiza a dimensão do popular nas novas lógicas de produção e hibridização do melodrama, que, por meio de suas propriedades e dos novos fluxos das ambiências digitais, se reafirma, simbolicamente, enquanto matriz cultural.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
DE OLIVEIRA, Lucas Pires. MEMES, TELENOVELA E MEDIAÇÕES: A PRODUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS DA NARRATIVA FICCIONAL. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3238. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3238. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Pires de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.