INSTRUMENTALIZAÇÃO MATEMÁTICA: USO DA RÉGUA, DO COMPASSO, DO ESQUADRO E DO TRANSFERIDOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3234

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Atividades Práticas, Conhecimento Procedimental, Formação de Professores.

Resumo

O artigo objetiva apresentar resultados de um projeto de ações integradas – ensino, pesquisa e extensão – desenvolvido no âmbito da Educação Básica por professores e estudantes do curso de Matemática Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia, no ano de 2021. A problemática esteve associada a dificuldades de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental no uso dos instrumentos matemáticos escolares, levantada em situações de estágio pelos futuros professores. A partir disso, foi construída uma proposta de ação/intervenção, intentando ao desenvolvimento de saberes procedimentais de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas foram de natureza prática, lúdica e recreativa. Duas turmas participaram das atividades em oficinas no contraturno escolar. Como resultados, foi observado elevado envolvimento dos sujeitos nas oficinas e evolução satisfatória no uso dos instrumentos. Além disso, todo o planejamento foi organizado em um “caderno de atividades”, cuja produção poderá servir de suporte para futuras intervenções de professores nas escolas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

22-12-2022

Como Citar

TITON, Flaviane Predebon; REISDOEFER PEREIRA, Deise Nivia; MAY, Lisiane. INSTRUMENTALIZAÇÃO MATEMÁTICA: USO DA RÉGUA, DO COMPASSO, DO ESQUADRO E DO TRANSFERIDOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3234. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3234. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos