APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3169Palavras-chave:
neurociência cognitiva, metodologia dialética, construção do conhecimentoResumo
O presente artigo constitui-se de pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, visando refletir sobre as possíveis relações no campo educacional entre a metodologia dialética e a neurociência cognitiva, no que diz respeito ao processamento da informação por mecanismos cerebrais humanos. O objetivo da pesquisa é mostrar os princípios neurocientíficos da memória associados às dimensões da abordagem metodológica dialética. E embora se reconheça que o ato de aprender envolva diferentes mecanismos neurobiológicos como atenção, emoções, motivação, sono e plasticidade cerebral, opta-se no artigo por estabelecer como recorte aproximações entre tipos de memórias e suas funções, com os momentos propostos pela metodologia dialética. Para tanto, apresentam-se inicialmente conceitos sobre consolidação de memórias no campo da neurociência cognitiva e os três momentos da dialética (mobilização, construção e elaboração de síntese do conhecimento). Na sequência, busca-se aproximações entre essas duas dimensões, compreendendo a primeira com uma área complementar e a segunda como uma estratégia didática direcionada à construção de conhecimentos. Por fim, evidenciam-se os sombreamentos entre os dois campos e apontam-se novas possibilidades para pensar uma neurodidática, mostrando que compreender mecanismos cerebrais envolvidos no ato de aprender surge como condição à efetivação de uma prática escolar que busca favorecer a aprendizagem.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
ROSA, Cleci Teresinha Werner da; SILVA, Estela Mari Santos Simões da; GHIGGI, Caroline Maria. APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3169. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3169. Acesso em: 4 jul. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Cleci Teresinha Werner da Rosa, Estela Mari Santos Simões da Silva, Caroline Maria Ghiggi
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.