APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3169Palavras-chave:
neurociência cognitiva, metodologia dialética, construção do conhecimentoResumo
O presente artigo constitui-se de pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, visando refletir sobre as possíveis relações no campo educacional entre a metodologia dialética e a neurociência cognitiva, no que diz respeito ao processamento da informação por mecanismos cerebrais humanos. O objetivo da pesquisa é mostrar os princípios neurocientíficos da memória associados às dimensões da abordagem metodológica dialética. E embora se reconheça que o ato de aprender envolva diferentes mecanismos neurobiológicos como atenção, emoções, motivação, sono e plasticidade cerebral, opta-se no artigo por estabelecer como recorte aproximações entre tipos de memórias e suas funções, com os momentos propostos pela metodologia dialética. Para tanto, apresentam-se inicialmente conceitos sobre consolidação de memórias no campo da neurociência cognitiva e os três momentos da dialética (mobilização, construção e elaboração de síntese do conhecimento). Na sequência, busca-se aproximações entre essas duas dimensões, compreendendo a primeira com uma área complementar e a segunda como uma estratégia didática direcionada à construção de conhecimentos. Por fim, evidenciam-se os sombreamentos entre os dois campos e apontam-se novas possibilidades para pensar uma neurodidática, mostrando que compreender mecanismos cerebrais envolvidos no ato de aprender surge como condição à efetivação de uma prática escolar que busca favorecer a aprendizagem.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
ROSA, Cleci Teresinha Werner da; SILVA, Estela Mari Santos Simões da; GHIGGI, Caroline Maria. APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3169. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3169. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Cleci Teresinha Werner da Rosa, Estela Mari Santos Simões da Silva, Caroline Maria Ghiggi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.