O ETHOS DISCURSIVO EM CHICO BUARQUE: ENUNCIAÇÃO PROJETADA E APRECIAÇÃO SOCIAL EVOCADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3163

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Cenas enunciativas, Chico Buarque, Ethos.

Resumo

O presente artigo teve como proposição analítica o ethos discursivo que emerge das canções Apesar de você e As caravanas, de Francisco Buarque de Hollanda. Ancorando-se no quadro cênico enunciativo postulado por Dominique Maingueneau, foram destacadas as marcas linguísticas projetadas no discurso e as apreciações crítico-sociais por elas evocadas. Por fim, ao se asseverar, à luz da Análise do Discurso, que a situação extraverbal se faz imbricada na construção de sentidos no fio do discurso, observou-se que nas duas composições analisadas o musicista deu voz a enunciadores que, ao projetarem-se nos enunciados, demonstram representar minorias oprimidas durante o regime militar, bem como as diferenças sociais que permeiam a atual conjuntura social.

Biografia do Autor

Cristiano Sandim Paschoal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área de concentração Teoria e Usos da Linguagem/Linguística.

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Publicado

30-07-2022

Como Citar

SARATT, Luciana; PASCHOAL, Cristiano Sandim. O ETHOS DISCURSIVO EM CHICO BUARQUE: ENUNCIAÇÃO PROJETADA E APRECIAÇÃO SOCIAL EVOCADA. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3163. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3163. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos