LETRAMENTO ACADÊMICO BILÍNGUE PARA SURDOS: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3153

Palavras-chave:

Letramento, Ensino Superior, Surdo

Resumo

O acesso do surdo ao ensino superior nos estimula a refletir sobre os usos da leitura e da escrita com vista a favorecer a participação desses usuários da Língua Brasileira de Sinais nas práticas acadêmicas. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar as reflexões e orientações presentes na literatura científica sobre o letramento acadêmico bilíngue para surdos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e com dados analisados em uma abordagem qualitativa. Como resultados, identificamos que cinco modificações contribuem para o letramento acadêmico do estudante surdo: 1) estimular a interação entre surdos e ouvintes; 2) ofertar o serviço do Tradutor-Intérprete da Libras nas atividades educacionais; 3) adaptar as práticas de interação em função da presença de um aluno surdo; 4) produzir e disponibilizar materiais didáticos que valorizam a experiência visual do surdo; 5) respeitar as características do registro do surdo em português escrito como segunda língua.

Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

30-07-2022

Como Citar

CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. LETRAMENTO ACADÊMICO BILÍNGUE PARA SURDOS: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3153. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3153. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos