LETRAMENTO ACADÊMICO BILÍNGUE PARA SURDOS: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3153Palavras-chave:
Letramento, Ensino Superior, SurdoResumo
O acesso do surdo ao ensino superior nos estimula a refletir sobre os usos da leitura e da escrita com vista a favorecer a participação desses usuários da Língua Brasileira de Sinais nas práticas acadêmicas. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar as reflexões e orientações presentes na literatura científica sobre o letramento acadêmico bilíngue para surdos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e com dados analisados em uma abordagem qualitativa. Como resultados, identificamos que cinco modificações contribuem para o letramento acadêmico do estudante surdo: 1) estimular a interação entre surdos e ouvintes; 2) ofertar o serviço do Tradutor-Intérprete da Libras nas atividades educacionais; 3) adaptar as práticas de interação em função da presença de um aluno surdo; 4) produzir e disponibilizar materiais didáticos que valorizam a experiência visual do surdo; 5) respeitar as características do registro do surdo em português escrito como segunda língua.Downloads
Publicado
30-07-2022
Como Citar
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. LETRAMENTO ACADÊMICO BILÍNGUE PARA SURDOS: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3153. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3153. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
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Artigos
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