CONCEPÇÕES DE ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

Autores

  • Maristela Juchum Universidade do Vale do Taquari http://orcid.org/0000-0003-3305-1229
  • Garine Andrea Keller Universidade do Vale do Taquari
  • Juliana Thiesen Fuchs Colégio Gustavo Adolfo
  • Daniela Fernanda Prospero Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3143

Palavras-chave:

, universidade, ensino de escrita, letramentos acadêmicos

Resumo

O objetivo deste estudo, resultado da pesquisa O ensino de escrita acadêmica em cursos de graduação na Universidade do Vale do Taquari, é identificar as concepções de ensino de escrita acadêmica contempladas em planos de ensino de disciplinas voltadas direta ou indiretamente para o ensino de gêneros acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Trata-se de um estudo de caso fundamentado nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2010), particularmente na abordagem dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998). Seu corpus é constituído por dados documentais: planos de ensino das disciplinas referidas. Tais dados, explorados com base na categorização de textos acadêmicos identificada por Fischer e Dionísio (2011), mostram quatro formas de referência à escrita: ferramenta pedagógica, gênero científico, mista e não identificada. Os dados denotam que é exigida dos estudantes a escrita de diversos gêneros científicos ligados ao planejamento e à divulgação da pesquisa (projeto de pesquisa, monografia, artigo científico) predominantemente em disciplinas que ocorrem no final do curso, havendo poucas disciplinas ao longo do curso que parecem se propor ao ensino da escrita acadêmica. Embora os documentos analisados não explicitem de que forma efetivamente se dá o ensino da escrita desses gêneros no decorrer do curso, os achados da pesquisa indicam que a concepção de ensino de escrita que emerge parece se enquadrar mais no modelo da socialização acadêmica (LEA; STREET, 1998). Entendemos que todos os componentes curriculares que compõem um curso de graduação deveriam se caracterizar como um “lugar” de ensino da escrita.

Biografia do Autor

Maristela Juchum, Universidade do Vale do Taquari

Letras. Língua Portuguesa

Garine Andrea Keller, Universidade do Vale do Taquari

Letras

Juliana Thiesen Fuchs, Colégio Gustavo Adolfo

Docente de Língua Portuguesa

Daniela Fernanda Prospero, Universidade do Vale do Taquari

Acadêmica de Psicologia

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

JUCHUM, Maristela; KELLER, Garine Andrea; FUCHS, Juliana Thiesen; PROSPERO, Daniela Fernanda. CONCEPÇÕES DE ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3143. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3143. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos