CONCEPÇÕES DE ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3143Palavras-chave:
, universidade, ensino de escrita, letramentos acadêmicosResumo
O objetivo deste estudo, resultado da pesquisa O ensino de escrita acadêmica em cursos de graduação na Universidade do Vale do Taquari, é identificar as concepções de ensino de escrita acadêmica contempladas em planos de ensino de disciplinas voltadas direta ou indiretamente para o ensino de gêneros acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Trata-se de um estudo de caso fundamentado nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2010), particularmente na abordagem dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998). Seu corpus é constituído por dados documentais: planos de ensino das disciplinas referidas. Tais dados, explorados com base na categorização de textos acadêmicos identificada por Fischer e Dionísio (2011), mostram quatro formas de referência à escrita: ferramenta pedagógica, gênero científico, mista e não identificada. Os dados denotam que é exigida dos estudantes a escrita de diversos gêneros científicos ligados ao planejamento e à divulgação da pesquisa (projeto de pesquisa, monografia, artigo científico) predominantemente em disciplinas que ocorrem no final do curso, havendo poucas disciplinas ao longo do curso que parecem se propor ao ensino da escrita acadêmica. Embora os documentos analisados não explicitem de que forma efetivamente se dá o ensino da escrita desses gêneros no decorrer do curso, os achados da pesquisa indicam que a concepção de ensino de escrita que emerge parece se enquadrar mais no modelo da socialização acadêmica (LEA; STREET, 1998). Entendemos que todos os componentes curriculares que compõem um curso de graduação deveriam se caracterizar como um “lugar” de ensino da escrita.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
JUCHUM, Maristela; KELLER, Garine Andrea; FUCHS, Juliana Thiesen; PROSPERO, Daniela Fernanda. CONCEPÇÕES DE ENSINO DE ESCRITA ACADÊMICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3143. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3143. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Maristela Juchum, Garine Andrea Keller, Juliana Thiesen Fuchs, Daniela Fernanda Prospero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.