TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CICLO DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: UM ESTUDO SOBRE TERMOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3137Palavras-chave:
TAS, CAE, Ensino de Física, Sequência didática.Resumo
O presente estudo partiu da constatação de que, no ensino de Física, assuntos como a termologia são apresentados, em geral, sob aspectos muito distantes do cotidiano dos estudantes, e o ensino é focado na transmissão de conteúdos de forma expositiva. Diante disso, buscou-se subsídio na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e na metodologia intitulada Ciclo de Aprendizagem Experiencial (CAE), a fim de responder à seguinte questão norteadora: como o CAE pode servir de suporte metodológico para promover a aprendizagem significativa de termologia para alunos do 9º ano do ensino fundamental? O objetivo do estudo consistiu, portanto, em identificar indícios de aprendizagem significativa de termologia no 9º ano do ensino fundamental a partir da utilização do CAE. No intuito de alcançá-lo, elaborou-se uma sequência didática para abordar os conceitos básicos de termologia, alicerçada nos fundamentos da TAS e constituída de dois ciclos que contemplam as quatro etapas propostas por Kolb e vinculadas ao CAE. A sequência didática foi estruturada em nove encontros e desenvolvida em uma escola da rede privada. De natureza qualitativa e participante, a pesquisa teve como foco a identificação de indícios da aprendizagem. A proposta foi avaliada por meio do diário de bordo preenchido pelo professor pesquisador e pelos materiais produzidos pelos participantes. A análise dos dados coletados apontou para a viabilidade da proposta e a importância de metodologias pautadas na aproximação dos conteúdos aos conhecimentos que os educandos já possuem.Downloads
Publicado
30-07-2022
Como Citar
DARROZ, Luiz Marcelo; GIARETTA, Pedro Henrique; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CICLO DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: UM ESTUDO SOBRE TERMOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3137. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3137. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Marcelo Darroz, Pedro Henrique Giaretta, Cleci Teresinha Werner da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.