A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3133Palavras-chave:
Experimentação, Investigação, Curso Técnico.Resumo
O presente estudo objetiva problematizar o uso de atividades experimentais, considerando uma abordagem investigativa, para o ensino de conteúdos relacionados ao tema Estabilidade das Construções. Para tanto, foi realizada uma proposta pedagógica com estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Rondônia. Os estudantes desenvolveram atividades preparatórias e atividades experimentais investigativas e realizaram os registros por meio de relatórios, tabelas e desenhos, que foram analisados de forma descritiva. Os resultados apontam que os estudantes conseguiram compreender os conceitos de matemática e física que se requer para os estudos dos conteúdos na disciplina de Estabilidade das Construções. Além disso, pode-se observar que a mediação da experimentação investigativa como instrumento de ensino proporciona momentos de reflexão, curiosidade e motivação, sendo estes potencializadores da construção do conhecimento pelos estudantes.Downloads
Publicado
30-07-2022
Como Citar
PAIVA, Michel Osmar Costa; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3133. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3133. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Michel Osmar Costa Paiva, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.