ANÁLISE DO USO E DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE PORTUGAL SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3131Palavras-chave:
Ensino Superior, Perfil tecnológico, Professores universitários, Tecnologias digitais.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre as percepções de professores universitários de Portugal em relação ao uso pessoal e profissional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a qualificação do trabalho docente. Para tal processo, foi elaborado um questionário online com 12 questões referentes ao uso das tecnologias e aplicado aos professores das 14 faculdades da Universidade, obtendo-se 167 respostas. Os dados analisados de forma estatística em uma abordagem quantitativa demonstraram haver frequência diária em sala de aula do uso das tecnologias digitais por 74,9% dos professores, sendo destaque o gênero feminino, e que, dentre outros resultados, 72,4% dos professores apontam não realizar nenhuma formação em relação às tecnologias. Esses resultados têm implicações importantes para pesquisadores e educadores no Ensino Superior, pois o uso das Tecnologias Digitais pode trazer efeitos positivos na prática docente e nos processos de ensino e aprendizagem, instigando as políticas públicas a investir em formação docente num viés tecnológico.Downloads
Publicado
30-07-2022
Como Citar
DE ALMEIDA, Caroline Medeiros Martins; BEDIN, Everton; LOPES, Paulo Tadeu Campos; DOS SANTOS, Maria João. ANÁLISE DO USO E DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE PORTUGAL SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3131. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3131. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin, Paulo Tadeu Campos Lopes, Maria João dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.