ANÁLISE DO USO E DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE PORTUGAL SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3131Palavras-chave:
Ensino Superior, Perfil tecnológico, Professores universitários, Tecnologias digitais.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre as percepções de professores universitários de Portugal em relação ao uso pessoal e profissional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a qualificação do trabalho docente. Para tal processo, foi elaborado um questionário online com 12 questões referentes ao uso das tecnologias e aplicado aos professores das 14 faculdades da Universidade, obtendo-se 167 respostas. Os dados analisados de forma estatística em uma abordagem quantitativa demonstraram haver frequência diária em sala de aula do uso das tecnologias digitais por 74,9% dos professores, sendo destaque o gênero feminino, e que, dentre outros resultados, 72,4% dos professores apontam não realizar nenhuma formação em relação às tecnologias. Esses resultados têm implicações importantes para pesquisadores e educadores no Ensino Superior, pois o uso das Tecnologias Digitais pode trazer efeitos positivos na prática docente e nos processos de ensino e aprendizagem, instigando as políticas públicas a investir em formação docente num viés tecnológico.Downloads
Publicado
30-07-2022
Como Citar
DE ALMEIDA, Caroline Medeiros Martins; BEDIN, Everton; LOPES, Paulo Tadeu Campos; DOS SANTOS, Maria João. ANÁLISE DO USO E DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE PORTUGAL SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3131. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3131. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2022 Caroline Medeiros Martins de Almeida, Everton Bedin, Paulo Tadeu Campos Lopes, Maria João dos Santos
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