REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS PESQUISAS E OS ESTUDOS E REALIZADOS NAS BIBLIOTECAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3115Palavras-chave:
Pesquisas e Estudos. Biblioteca. Ensino Superior. Representações Sociais.Resumo
Esta pesquisa se dedica a entender a utilização das bibliotecas e, principalmente, saber se as pesquisas e estudos realizados nesse ambiente da Instituição, podem indicar as implicações destes na formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Engenharia de Automação Industrial e Engenharia de Minas, do CEFET-MG - Campus Araxá. É adotada uma abordagem quanti-qualitativa e descritiva. A Teoria das Representações Sociais, de Moscovici (2003) e a abordagem estrutural do Núcleo Central, de Abric (2001), fundamentam teórico-metodologicamente seu desenvolvimento. Seu objetivo geral é compreender as representações sociais dos alunos universitários sobre as pesquisas e os estudos realizados na biblioteca da sua instituição de Ensino Superior e as implicações destes em sua aprendizagem e formação acadêmica. Participaram da pesquisa 33 alunos de dois cursos de graduação, ofertados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá (CEFET-MG/Araxá). A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário, contendo questões abertas e fechadas e TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras). Foram esses dados submetidos à análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2016), com o auxílio dos softwares EVOC e IRaMuTeQ. O primeiro software, a partir das palavras evocadas na TALP, identificou o núcleo central e o sistema periférico das representações. O segundo auxiliou na categorização das questões abertas do questionário. Com relação aos resultados, quanto a identificação do núcleo central, de modo geral, pode-se dizer que os participantes desta pesquisa estão construindo representações sociais positivas sobre as pesquisas e os estudos realizados na biblioteca onde estudam. Para eles, o sentido e o significado destes estudos e pesquisas, ancorados nas palavras “aprendizagem”, “conhecimento”, “livros” e “silêncio”, levam à compreensão de que estes elementos estão contribuindo para a aprendizagem e a formação acadêmica no curso. Quanto ao sistema periférico, vale ressaltar também a positividade da primeira periferia, constituída pelos elementos “Importante”, “Bom”, “Concentração”, “Leitura”, “Pesquisa” e “Desenvolvimento”, tendo em vista a importância da migração destes para o núcleo central, o que poderia favorecer e corroborar ainda mais a positividade do núcleo central.Downloads
Publicado
30-07-2022
Como Citar
ALVES, Gleisa Mara; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS PESQUISAS E OS ESTUDOS E REALIZADOS NAS BIBLIOTECAS. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3115. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3115. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
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Artigos
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