ENUNCIADOS DE ESTUDANTES EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA UMA LINGUAGEM DE NÃO VIOLÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3104Palavras-chave:
Linguagem, Ensino de Ciências, Violência Curricular, Pedagogia do Oprimido, Análise BakhtinianaResumo
Este trabalho relaciona o tema violência curricular e seu vínculo com a pedagogia do oprimido com os conceitos da análise bakhtiniana, como fundamentos para refletir sobre o uso da linguagem em sala de aula. Para tanto, consideram-se as salas de aula como ambientes de aprendizagem heterogêneos que se transformam a cada encontro ao longo de um ano letivo ou no decorrer de um período da vida escolar dos sujeitos. Diante disso, foram analisadas as relações dialógicas em sala de aula, a partir das dimensões extraverbal (social) e verbal (verbo visual) de enunciados. Essa investigação foi objetivada pela busca em compreender relações entre enunciados de estudantes e uma linguagem não violenta em aulas de ciências. Assim, as reflexões oriundas dessa análise indicam a existência de vozes que produzem situações de polifonia ou monofonia, presentes nos enunciados emitidos no ambiente escolar, mais particularmente no ensino de ciências. A presente pesquisa se mostrou como uma contribuição produtiva para reflexões sobre o uso da linguagem em aulas de ciências.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
DA SILVA, Isaque Nilson; SIQUEIRA HARRES, João Batista. ENUNCIADOS DE ESTUDANTES EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA UMA LINGUAGEM DE NÃO VIOLÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3104. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3104. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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