APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS RPG NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE O JOGO “AS ORIGENS”
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3092Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em jogos digitais, ensino superior, aprendizagem de Ecologia, RPG.Resumo
Num cenário em que os jogos digitais têm sido alvo de críticas da mídia de massa, desassociados do cenário educativo, este estudo surge para fortalecer a vertente da aprendizagem baseada em jogos digitais no ensino superior. Para este propósito, o seu objetivo geral foi investigar as percepções de um professor e de seus estudantes em torno do processo de aprendizagem de um conteúdo de Ecologia durante o desenvolvimento de um jogo digital RPG numa universidade brasileira. O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento em pesquisa-ação pedagógica. Utilizamos a entrevista semiestruturada e questionário para coletar os dados que foram analisados com a técnica Análise do Conteúdo. Como resultados, professor e estudantes concordam que a mediação, colaboração, criação da história, personagens e diálogo com outras mídias influenciaram no processo de aprendizagem do conteúdo científico trabalhado em sala de aula.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
AMORIM, Douglas Carvalho de; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS RPG NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE O JOGO “AS ORIGENS”. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3092. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3092. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Douglas Carvalho de Amorim, Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.