ESTUDO DE RELAÇÕES INTERCULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DOS MARCOS LEGAIS À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3074Palavras-chave:
Educação étnico racial e intercultural. Currículo integrado. Cultura afro-brasileira. Educação Profissional e TecnológicaResumo
O artigo objetiva fomentar discussões sobre atualização curricular relacionando Educação Profissional e Tecnológica com Educação para relações étnico-raciais numa perspectiva humanística e intercultural. O estudo baseou-se nos aportes teóricos de estudiosos da Pedagogia histórico-crítica e de estudiosos da temática História e cultura afro-brasileira. Mediante pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise documental analisou-se no recorte investigativo como esta temática, prevista em marcos legais vigentes, está organizada no Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal da região norte brasileira. O estudo indica que a referida temática ocupa lugar periférico e exíguo no currículo, se revelando desvinculada de práticas interculturais e da formação integrada. Urge, portanto, articulação entre currículo escolar e igualdade de direitos educacionais.Downloads
Publicado
30-07-2022
Como Citar
DE SOUSA PEREIRA, Cassia Maria; PORTO CAVALCANTE, Rivadavia; GOMES SILVEIRA DE SENNA, Mary Lúcia; MALDANER, Jair José; RYTHOWEM, Marcelo. ESTUDO DE RELAÇÕES INTERCULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DOS MARCOS LEGAIS À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3074. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3074. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Cassia Maria de Sousa Pereira, Rivadavia Porto Cavalcante, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Jair José Maldaner, Marcelo Rythowem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.