HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3071Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Formação de Professores, História da Ciência.Resumo
Conhecer a ciência é saber que o conhecimento científico demanda um caminhar construído no decorrer de anos e de forma não vertical. Compreender esse processo é ser alfabetizado cientificamente. Sendo assim, este trabalho buscou relatar uma experiência com ações pedagógicas que abordam a importância do estudo da história da ciência (HC) e da alfabetização científica (AC) na formação de professores. Para desenvolver as ações pedagógicas, optou-se pela abordagem qualitativa com a participação de vinte e quatro alunos matriculados na disciplina de HC do Curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE, que responderam a um formulário inicial na plataforma Google. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo com três categorias pré-estabelecidas. Os resultados evidenciam que os alunos que fizeram parte da pesquisa compreenderam a importância da HC para sua formação; porém, não conheciam o termo AC. Portanto, há uma necessidade de um ensino que aborde a AC de forma mais explícita durante a formação dos alunos no curso de Licenciatura em Química.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
ALMEIDA, Mônica Dias de Souza; CANSAN, Tamara Cassol Spagnolo; OLIVEIRA, Eniz Conceição. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3071. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3071. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Mônica Dias de Souza Almeida, Tamara Cassol Spagnolo Cansan, Eniz Conceição Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.