EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIANDO OS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.3017Palavras-chave:
Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Escola.Resumo
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), há uma relação entre educação e trabalho. Os discentes são trabalhadores, jovens que buscam sua primeira oportunidade de emprego, aqueles que já frequentaram a escola e buscam regressar pela necessidade de uma melhor escolaridade, uma exigência do mercado de trabalho. Esse contexto desafia os professores de Educação Física escolar em suas práticas pedagógicas. Assim, este estudo teve por objetivo investigar dificuldades e aspectos positivos percebidos por professores de Educação Física da rede pública de ensino de um município do Vale do Taquari/RS, ao ministrarem aulas para alunos da EJA. A pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, entrevistou quatro professores de Educação Física. Com relação às dificuldades, uma delas é que os alunos chegam exaustos devido ao trabalho. Outra questão que interfere nas aulas são os problemas sociais dos alunos que afetam a estrutura familiar. Ainda, uma terceira refere-se à diferença de faixa etária. A idade dos alunos varia entre 15 e 62 anos, o que dificulta a proposta das aulas. Quanto aos aspectos positivos, os professores comentam que a Educação Física, ao ensinar sobre as práticas corporais, contribui para conhecerem melhor o próprio corpo. Apesar das dificuldades, os professores contam com total apoio da direção de suas escolas.Downloads
Publicado
23-12-2021
Como Citar
FREITAS, Adenir Machado de; NEUENFELDT, Derli Juliano. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIANDO OS DOCENTES. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.3017. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3017. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Adenir Machado de Freitas, Derli Juliano Neuenfeldt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.