O TEATRO ENQUANTO ELEMENTO DO ENSINO DE LITERATURA: CONFLUÊNCIAS ARTÍSTICAS E DESCOBRIMENTOS DE SI

Autores

  • Jean Michel Valandro Univates/São Luís EAD

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2912

Palavras-chave:

Arte, Literatura, Teatro, Descobrimento de si

Resumo

Este artigo tem por objetivo dissertar acerca da maneira como o teatro pode auxiliar o ensino de literatura e, consequentemente, promover outros benefícios à educação sociocultural. Para isso, a pesquisa apoia-se na metodologia da revisão bibliográfica, percorrendo caminhos que abordam as confluências entre a performance dramática e suas relações com o texto literário. Como resultados da reflexão que se propõe neste estudo, podem ser citadas a capacidade que o diálogo artístico-literário tem de desacomodar os corpos docilizados pelo sistema político-econômico que regula a sociedade e impõe um modus operandi rígido aos indivíduos; o aprimoramento de habilidades sociocomunicativas e, ainda, o descobrimento de um novo eu e de novas relações que ele pode estabelecer com os outros com o mundo que o rodeia.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

VALANDRO, Jean Michel. O TEATRO ENQUANTO ELEMENTO DO ENSINO DE LITERATURA: CONFLUÊNCIAS ARTÍSTICAS E DESCOBRIMENTOS DE SI. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2912. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2912. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos