A BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2895Palavras-chave:
BNCC, língua inglesa, língua franca, ensino, aprendizagem.Resumo
Este trabalho buscar refletir sobre o Componente Curricular Língua Inglesa para o ensino e aprendizagem na perspectiva da proposta da Base Nacional Comum Currricular (BNCC) para o ensino fundamental. Para tanto, pauta-se em estudos documentais e bibliográficos pretendendo verificar as perspectivas desse documento para o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. Resultados dessa análise indicam para possíveis conflitos e desencontros nos pressupostos pedagógicos indicados pela BNCC, quanto ao uso do conceito língua franca, tanto na composição dos quadros que contemplam os objetivos, conteúdos e as habilidades de aprendizagem apresentados pela BNCC quanto ao que se refere à padronização de conteúdos e a ênfase dada ao ensino estrutural da língua, trazendo assim implicações para o ensino de qualidade de uma língua que é falada mundialmente por indivíduos de diferentes nacionalidades.Downloads
Publicado
23-12-2021
Como Citar
OLIVEIRA, Carla Pereira de. A BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2895. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2895. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Carla Pereira de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.