A BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Carla Pereira de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2895

Palavras-chave:

BNCC, língua inglesa, língua franca, ensino, aprendizagem.

Resumo

Este trabalho buscar refletir sobre o Componente Curricular Língua Inglesa para o ensino e aprendizagem na perspectiva da proposta da Base Nacional Comum Currricular (BNCC) para o ensino fundamental. Para tanto, pauta-se em estudos documentais e bibliográficos pretendendo verificar as perspectivas desse documento para o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. Resultados dessa análise indicam para possíveis conflitos e desencontros nos pressupostos pedagógicos indicados pela BNCC, quanto ao uso do conceito língua franca, tanto na composição dos quadros que contemplam os objetivos, conteúdos e as habilidades de aprendizagem apresentados pela BNCC quanto ao que se refere à padronização de conteúdos e a ênfase dada ao ensino estrutural da língua, trazendo assim implicações para o ensino de qualidade de uma língua que é falada mundialmente por indivíduos de diferentes nacionalidades.

Biografia do Autor

Carla Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Quirinópolis.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

OLIVEIRA, Carla Pereira de. A BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA INGLESA: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2895. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2895. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos