A INVESTIGAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DO INÉDITO: RECORTES DE PRÁTICAS DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2891Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Investigação, Educação Infantil.Resumo
Neste artigo, apresentam-se recortes de práticas investigativas realizadas junto a crianças da Educação Infantil, analisando a interface existente entre a investigação e demais princípios do planejamento pedagógico. O estudo aproxima-se de uma pesquisa-ação, em que as situações vivenciadas são confrontadas com pressupostos teóricos e analisadas a partir de uma abordagem molar. O corpus de pesquisa foi elaborado por meio de um critério de conveniência, no qual selecionaram-se episódios de práticas pedagógicas desenvolvidas no período de 2019-2021 e registradas na Documentação Pedagógica. Os registros foram dispostos em três categorias, nas quais são abordadas, respectivamente, as investigações cotidianas, investigações exploratórias e investigações projetadas. Observa-se que o desenvolvimento de práticas investigativas requer a modificação de tempos, espaços e materiais que são destinados ao acolhimento das crianças. Por fim, destaca-se que práticas investigativas seguem os princípios de particularidade e extensibilidade, isto é, ocorrem em um contexto específico e são condicionados por elementos contidos na organização escolar. No entanto, elas podem ser extensíveis, apresentando elementos comuns e que podem servir como estímulo para novas práticas.Downloads
Publicado
23-12-2021
Como Citar
LORENZON, Mateus; DA SILVA, Jacqueline Silva. A INVESTIGAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DO INÉDITO: RECORTES DE PRÁTICAS DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2891. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2891. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Seção
Artigos
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