ANÁLISE DA PRESENÇA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2882Palavras-chave:
livros didáticos, língua portuguesa, ensino fundamental, variação linguísticaResumo
No presente artigo, realiza-se uma análise da coleção de livros didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental intitulada Tecendo Linguagens: língua portuguesa (ARAÚJO; OLIVEIRA, 2018) com o objetivo de demonstrar como a variação linguística é abordada. A metodologia do trabalho consistiu na leitura de todos os capítulos de cada livro pertencente à coleção e na descrição da forma como esse conteúdo é abordado por ela. A análise orientou-se pelos estudos de Bagno (2007), que serviram como fundamentação teórica base para este trabalho. Além disso, o artigo também está embasado em mais autores da área da sociolinguística, como Zilles e Faraco (2017), Basso e Ilari (2012), Coelho et al. (2015), Bagno (2013), entre outros. Como resultados, pode-se destacar a análise detalhada da forma como os livros didáticos escolhidos abordam de forma teórica e prática conceitos pertinentes à variação linguística, além de uma análise geral em que são apontados os aspectos desse tema que foram ou não abordados pela coleção.Downloads
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Publicado
23-12-2021
Como Citar
ISLABÃO DOS SANTOS, Aléxia; ECKERT, Kleber. ANÁLISE DA PRESENÇA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2882. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2882. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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