ARTE VISUAL: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Rita de Lúcia de Almeida Ferreira Guimarães Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Adriana Maimone Aguillar

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2726

Palavras-chave:

Arte visual. Didática. Ensino de geografia.

Resumo

O ensino de Geografia destinado aos alunos do Ensino Fundamental II urge por ressignificação e novas experiências. O mundo mudou e a Educação escolar encontra dificuldades para acompanhar tais mudanças. Nessa perspectiva a Arte visual é uma possibilidade para auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos, interagindo com a realidade na contemporaneidade, a qual se pauta sobremaneira nas Artes visuais. Portanto nosso objetivo é apresentar a Arte visual como recurso metodológico capaz de promover na sala de aula o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem de forma prazerosa, despertando a atenção e curiosidade para os conteúdos da Geografia. Trata-se de levantamento bibliográfico acerca do uso da Arte visual no ensino de geografia, com auxílio do referencial teórico baseado em Vigotski sobre a imaginação. A imaginação poderá ser promovida por determinadas imagens com potencial para desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes, quer seja na área das artes ou dos estudos científicos. No “espaço” da Arte visual o docente encontra um importante aporte didático, anunciando uma educação renovada e articulada com a geração atual, promovendo a interação entre a realidade dos alunos, a realidade da escola e a realidade atual no que tange às mídias e redes sociais.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

DE ALMEIDA FERREIRA GUIMARÃES, Rita de Lúcia; AGUILLAR, Adriana Maimone. ARTE VISUAL: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2726. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2726. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos