AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS, A ESCOLA E A CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2702Palavras-chave:
Contemporaneidade, Juventudes, Escola, Tecnologias Digitais, Cultura DigitalResumo
Este artigo tem, por objetivo, apresentar uma reflexão sobre o espaço educativo escolar e suas respectivas conexões com as juventudes contemporâneas. Assim, o estudo contempla dois momentos: primeiramente, uma discussão sobre a contemporaneidade e a escola; posteriormente, uma problematização dos discursos que a vinculam com as juventudes inseridas na cultura digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e, para tanto, foram consultados autores que discutem a contemporaneidade, a escola, a emergência da cultura digital e as juventudes. A partir das reflexões, é possível identificar o descompasso entre as juventudes engendradas em um mundo marcado pelo consumo das tecnologias digitais, ou imersa na cultura digital, e a instituição escolar, que mantém suas práticas disciplinadoras erigidas na modernidade. O encontro das juventudes com a escola é, portanto, caracterizado por tensões, visto que, na maioria das vezes, os saberes extraescolares dos estudantes entram em contradição com o conhecimento escolar, que se apresenta fragmentado e desconectado da realidade vivida pelo jovem contemporâneo.Downloads
Publicado
28-12-2020
Como Citar
RUSSINI, Augusto. AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS, A ESCOLA E A CULTURA DIGITAL. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2702. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2702. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Augusto Russini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.