PERCEPÇÕES DOCENTES EM TEMPOS DE (RE)APRENDIZAGENS DOS SABERES DE LINGUAGEM: UM ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2698Palavras-chave:
Linguagens e Letramento. Organização curricular. Formação Profissional.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a organização curricular do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante à etapa do Ensino Médio, de um Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins –IFTO. O atual período de pandemia ocasionado pela COVID-19 e o consequente isolamento social requer redefinição dos modos de ensinar-aprender os saberes de linguagem em contextos escolares remotamente. A readequação do ensino à assimilação daqueles saberes pelos alunos carece de ser investigada. O estudo fundamentou-se na teoria sociocultural vygotskyana do desenvolvimento cognitivo humano associada à Teoria de Transposição Didática de Yves Chevallard e da Pedagogia dos letramentos visando fundamentar possíveis reestruturações do saber em contextos de ensino-aprendizagem presencial e virtual. A pesquisa de revisão teórica, análise documental e estudo de caso possibilitaram estudar qualitativamente o ementário da disciplina “Redação de Documentos Técnicos e Oratória” do referido curso. Mediante entrevista semiestruturada com o professor da disciplina, constatamos limitações na transposição didática dos saberes a ensinar no contexto de ensino presencial e remoto. Os resultados indicam a urgência de revisão na organização curricular e atualização dos métodos de ensino da linguagem devido à recente reconfiguração dos modos de ensinar e aprendê-la associada às novas tecnologias.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
28-12-2020
Como Citar
SANTOS, Gleyde Ohana Ribeiro dos; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva; DE SENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira. PERCEPÇÕES DOCENTES EM TEMPOS DE (RE)APRENDIZAGENS DOS SABERES DE LINGUAGEM: UM ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2698. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2698. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Gleyde Ohana Ribeiro dos Santos, Rivadavia Porto Cavalcante, Weimar Silva Castilho, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.