METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Francielly de Jesus Sousa
  • Lorena Alves da Silva
  • Aline de Sousa Brito
  • Daniela Borges Marquez Barbosa Universidade Salgado de Oliveira e Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2647

Palavras-chave:

Educação em Farmácia, Farmácia, Docentes de Farmácia.

Resumo

O emprego do uso de tecnologias na educação tem promovido um impacto e grandes transformações. As práticas tradicionais ainda são utilizadas com frequência, mas surge alternativas como as metodologias ativas que possibilitam uma construção e abordagem diferente do conhecimento. O objetivo deste artigo é descrever as aplicações de metodologias ativas no ensino do curso de Farmácia. Foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados como Scielo, Lilacs e Pubmed, bem como, no banco de dissertação e legislações brasileiras, com coleta de dados entre os meses de março e junho de 2020. Alguns pontos podem ser limitantes para a utilização das metodologias ativas como a imersão do aluno no contexto e a formação de profissionais que irão atuar com esses alunos. Contudo, é possível perceber um melhor envolvimento dos alunos e o compartilhamento de experiências enriquecedoras. As metodologias ativas têm se tornado uma realidade no Brasil, sendo vivenciada em todos os níveis da educação brasileira e que geram uma preocupação com o processo de transição e adaptação de todos os atores envolvidos, professores e estudantes, bem como as instituições educacionais.

Biografia do Autor

Daniela Borges Marquez Barbosa, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade Paulista

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Docente do curso de Farmácia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) – Goiânia e do curso de Estética e Cosmética da Universidade Paulista (UNIP).

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

SOUSA, Francielly de Jesus; SILVA, Lorena Alves da; BRITO, Aline de Sousa; BARBOSA, Daniela Borges Marquez. METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO CURSO DE FARMÁCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2647. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2647. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos