OS APLICATIVOS WHATSAPP E IMO COMO POTENCIALIZADORES DE APRENDIZAGENS E INTERAÇÃO PARA UM GRUPO DE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2637Palavras-chave:
Cultura Surda, WhatsApp, Imo, comunicação, interaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo problematizar o uso dos aplicativos Whatsapp e Imo como produtores de aprendizagens e interações para um grupo de surdos que semanalmente se reúne em espaços informais. A investigação se constituiu em uma abordagem qualitativa, tendo gerado o material de pesquisa por meio de observações, caderno de campo, imagens/Print screen da tela do smartphone e entrevistas (videogravadas e, posteriormente, transcritas), realizadas com o grupo pesquisado. A análise do material de pesquisa se deu por meio de algumas ferramentas foucaultianas, em especial as noções de enunciação, enunciado e discurso. Os resultados apontam que o uso dos aplicativos analisados ampliam a interação e comunicação do grupo de surdos entre eles, com a família e a sociedade. Ademais, potencializam os processos de aprendizagem por meio de buscas na internet, pesquisas e debates.Downloads
Publicado
28-12-2020
Como Citar
TRINDADE, Kelli Cristina Freitas; GIONGO, Ieda Maria; HATTGE, Morgana Domênica. OS APLICATIVOS WHATSAPP E IMO COMO POTENCIALIZADORES DE APRENDIZAGENS E INTERAÇÃO PARA UM GRUPO DE SURDOS. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2637. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2637. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Kelli Cristina Freitas Trindade, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.