A OBMEP COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA

Autores

  • Riane Leitão Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
  • Francisco Jucivânio Félix de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
  • Jarles Lopes de Medeiros Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2613

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo as metodologias utilizadas pelos professores na preparação dos alunos para OBMEP e como essas podem influenciar nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola do município de Crateús. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de descrever as principais características da OBMEP. O estudo se ancora nos pesquisadores Lima e Ramos (2016), Maranhão (2010), Biondi, Vasconcelos e Menezes-Filho (2012). Realizou-se, também, uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, com os professores de uma escola da rede estadual de Crateús, na qual se verificou um aumento significativo no número de premiações nas últimas edições da olimpíada, fato que justificou a escolha da instituição nesta pesquisa. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Ficou evidente que a metodologia da resolução de problemas, utilizada pelos professores na preparação dos alunos para a OBMEP, tem alcançado bons resultados, tanto na olimpíada como na melhoria no aprendizado dos alunos nas aulas de Matemática. O estudo da temática possibilitou concluir que o uso didático da resolução de problemas no trabalho pedagógico da OBMEP é uma ferramenta metodológica eficaz, pois desenvolve nos alunos habilidades específicas, tais como raciocínio, argumentação e modelagem, que os possibilitam ter uma aprendizagem significativa e, consequentemente, uma melhoria na qualidade do ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Riane Leitão Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crateús; Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crateús.

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/ Campus- Maracanaú.

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Professor do Curso de Pedagogia da UECE professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

BEZERRA, Riane Leitão; SOUSA, Francisco Jucivânio Félix de; MEDEIROS, Jarles Lopes de. A OBMEP COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2613. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2613. Acesso em: 27 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos