A COMPREENSÃO LEITORA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DA LEITURA

Autores

  • Joseane Diehl Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Kári Lúcia Forneck Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Aline Diesel Universidade do Vale do Taquari – Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2598

Palavras-chave:

Compreensão, Produção de inferências, Objetos digitais de aprendizagem, Teoria da Relevância.

Resumo

Neste estudo, analisou-se o desempenho de 38 alunos do 8º do Ensino Fundamental em atividades de compreensão de textos de humor presentes em objetos digitais de aprendizagem (ODA), à luz da Teoria da Relevância. Foram investigadas as interações dos alunos em um questionário online, composto por 7 questões de múltipla escolha e de associação. Cada tarefa apresentou feedbacks instrutivos que traziam para o plano da consciência o percurso cognitivo adotado no caso do acerto, e a ser adotado no caso do erro. Evidenciou-se que a produção de inferências decorre de um mecanismo cognitivo que requer baixo custo de processamento e alto benefício cognitivo, resultante dessa interação, tal como evidencia o Princípio da Relevância.

Biografia do Autor

Joseane Diehl, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Docente de Língua Portuguesa na rede privada de ensino. Graduação em Letras.

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Curso de Letras.

Aline Diesel, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Docente de Língua Portuguesa na rede privada de ensino. Mestre em Ensino.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

DIEHL, Joseane; FORNECK, Kári Lúcia; DIESEL, Aline. A COMPREENSÃO LEITORA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DA LEITURA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2598. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2598. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos