A COMPREENSÃO LEITORA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2598Palavras-chave:
Compreensão, Produção de inferências, Objetos digitais de aprendizagem, Teoria da Relevância.Resumo
Neste estudo, analisou-se o desempenho de 38 alunos do 8º do Ensino Fundamental em atividades de compreensão de textos de humor presentes em objetos digitais de aprendizagem (ODA), à luz da Teoria da Relevância. Foram investigadas as interações dos alunos em um questionário online, composto por 7 questões de múltipla escolha e de associação. Cada tarefa apresentou feedbacks instrutivos que traziam para o plano da consciência o percurso cognitivo adotado no caso do acerto, e a ser adotado no caso do erro. Evidenciou-se que a produção de inferências decorre de um mecanismo cognitivo que requer baixo custo de processamento e alto benefício cognitivo, resultante dessa interação, tal como evidencia o Princípio da Relevância.Downloads
Publicado
28-12-2020
Como Citar
DIEHL, Joseane; FORNECK, Kári Lúcia; DIESEL, Aline. A COMPREENSÃO LEITORA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DA LEITURA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2598. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2598. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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Copyright (c) 2020 Joseane Diehl, Kári Lúcia Forneck, Aline Diesel
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