ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS EM ALGUMAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2576

Palavras-chave:

Gestão Escolar Democrática, Comunidade Escolar, Dificuldades.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as dificuldades enfrentadas por alguns gestores na implementação da gestão democrática nas escolas onde atuam. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por dez gestores escolares das redes municipal e estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), perfazendo todas as suas etapas: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas – metatexto. A análise evidencia que as dificuldades enfrentadas pelos gestores, sujeitos desta pesquisa, na implementação da gestão democrática nas escolas onde atuam são a falta de participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões referentes à escola, a falta de autonomia da escola devido à hierarquização da gestão educacional e a falta de atualização nas práticas pedagógicas dos professores e gestores.

Biografia do Autor

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS, Especialista em Docência no Ensino Superior e em Gestão Escolar pela UNIASSELVI, Licenciado em Matemática pela PUCRS e Licenciando em Pedagogia pela UNIASSELVI

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28-12-2020

Como Citar

DE VARGAS MATOS, Diego. ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS EM ALGUMAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2576. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2576. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos