ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS EM ALGUMAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2576Palavras-chave:
Gestão Escolar Democrática, Comunidade Escolar, Dificuldades.Resumo
Este artigo objetiva analisar as dificuldades enfrentadas por alguns gestores na implementação da gestão democrática nas escolas onde atuam. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por dez gestores escolares das redes municipal e estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), perfazendo todas as suas etapas: unitarização; categorização; comunicação das novas compreensões atingidas – metatexto. A análise evidencia que as dificuldades enfrentadas pelos gestores, sujeitos desta pesquisa, na implementação da gestão democrática nas escolas onde atuam são a falta de participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões referentes à escola, a falta de autonomia da escola devido à hierarquização da gestão educacional e a falta de atualização nas práticas pedagógicas dos professores e gestores.Downloads
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Publicado
28-12-2020
Como Citar
DE VARGAS MATOS, Diego. ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS EM ALGUMAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2576. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2576. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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