ESTUDO DA PERCEPÇÃO DA INTENSIDADE SONORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2560Palavras-chave:
ensino ciências, experimentação, som, aplicativo móvelResumo
A Base Nacional Comum Curricular na área de Ciências para o 9º ano do Ensino Fundamental propõe dentre vários temas o estudo do Som. No presente trabalho apresentamos uma abordagem contextualizada e prática do estudo da intensidade sonora através da aplicação de um questionário de avaliação da “Atitude dos jovens frente ao ruído” e da medição da intensidade sonora através do aplicativo de celular “Sound Meter”. Essas atividades foram realizadas no âmbito escolar junto a um grupo de estudantes de uma escola estadual de Uruguaiana/RS. Dos resultados dos questionários destacamos que os estudantes identificam a perturbação causada por ruídos sonoros externos no desenvolvimento das aulas e se preocupam em manter um ambiente sonoro agradável no ambiente escolar. Foram mensurados pelos estudantes valores de intensidade sonora de 61 a 64 dB em média, valores que estão acima do intervalo estabelecido pela legislação para sala de aula. As atividades permitiram aos alunos momentos de discussão e mensuração da intensidade sonora nas diferentes atividades realizadas no dia-a-dia do estudante, sobretudo no cotidiano escolar; e como a exposição a intensidade sonora além da permitida coloca a saúde em risco.Downloads
Publicado
29-07-2020
Como Citar
VERNIER, Andrea Magale Berro; DUTRA, Carlos Maximiliano; SILVA, Émerson Juliano dos Santos. ESTUDO DA PERCEPÇÃO DA INTENSIDADE SONORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2560. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2560. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2020 Andrea Magale Berro Vernier, Carlos Maximiliano Dutra, Émerson Juliano dos Santos Silva
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