INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2542Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Alfabetização Científica, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Resumo
Neste artigo analisa-se de que modo um projeto de cunho investigativo, desenvolvido com crianças do 3º Ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Arroio do Meio-RS, contribui para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos participantes. O estudo caracteriza-se como um relato de experiência, na qual utiliza-se alguns princípios da pesquisa-ação. O corpus da pesquisa é composto dos registros apresentados no Diário de Aula e da análise de produções das crianças., Para a interpretação, utilizou-se a análise molar (RIERA, 2019). Observou-se que o envolvimento das crianças em um projeto de cunho investigativo permitiu que elas construíssem respostas aceitáveis aos questionamentos propostos. Na avaliação dos alunos participantes, o engajamento nas situações propostas fez com que eles mudassem, de modo autônomo, alguns de seus hábitos. Uma vez que a alfabetização científica pode ser definida uma leitura crítica do meio que estamos inseridos e, consequentemente, a adoção de modos de agir condizentes com a consciência crítica, pode-se perceber que as crianças iniciaram o desenvolvimento da sua Alfabetização Científica.Downloads
Publicado
29-07-2020
Como Citar
LORENZON, Mateus; HERRMANN, Sabrina. INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2542. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2542. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Mateus Lorenzon, Sabrina Herrmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.