FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O CENÁRIO NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2532Palavras-chave:
Políticas neoliberais, Formação Docente, Educação FísicaResumo
Se tratando de uma análise documental ocorrida pelos pressupostos de análise de conteúdo, nos propomos a analisar os possíveis entrelaçamentos entre as políticas públicas voltadas à formação inicial docente com foco nas Resoluções nº 6, de 18 de dezembro de 2018 (BRASIL, 2018) e nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) e os imperativos ideológicos neoliberais presentes nas declarações resultantes das conferências de Jomtien/1990 (UNICEF, 1990), Dakar/2000 (UNESCO, 2000) e Incheon/2015 (UNESCO,2016). Termos imperativos constantes nas declarações foram encontrados nos documentos educacionais analisados e agrupado nas categorias Educação de Qualidade, Necessidade Básica Educacional, Relações Políticas Internacionais, Educação e Formação, Competências e Saberes Docente e Habilidades Educacionais. As análises indicaram relações implícitas e explícitas dos imperativos descritos nas três declarações, cujas articulações aparecem ora de forma sublimar, ora destacada nas políticas públicas com foco na educação básica e na formação docente, em especial da Educação Física, de forma a adequá-las aos interesses pactuais no âmbito internacional.Downloads
Publicado
29-07-2020
Como Citar
BARRETO, Anderson Cristian; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; SOUZA, Vania de Fátima Matias de. FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O CENÁRIO NEOLIBERAL. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2532. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2532. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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