COMPREENSÕES DE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DO FUTEBOL NA ESCOLA E NA ESCOLINHA DE FUTEBOL

Autores

  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Franciele Lansing Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2490

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Futebol, Escolinha, Mulher

Resumo

Esta pesquisa qualitativa analisou a compreensão de alunas do Ensino Fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha de futebol. Coletaram-se informações através de uma entrevista realizada com oito alunas do 6.º ao 9.º Ano e com as duas professoras de Educação Física. Constatou-se que na escola o futebol é ensinado sem ênfase na especialização do esporte, ao contrário da escolinha. Na escola ensina-se de forma diversificada, através de brincadeiras; na escolinha, enfatizam-se os aspectos físicos e táticos. A participação das alunas em campeonatos é mais frequente ao representarem a escola. Conclui-se que as alunas compreendem que na escolinha há maior aprofundamento no ensino do futebol, sendo a escolha da prática desse esporte influenciada pela escola e pela família.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento. Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquarari - Univates.

Franciele Lansing, Univates

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

NEUENFELDT, Derli Juliano; LANSING, Franciele. COMPREENSÕES DE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DO FUTEBOL NA ESCOLA E NA ESCOLINHA DE FUTEBOL. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2490. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2490. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos