PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2479Palavras-chave:
Coleção de livros didáticos, Conteúdos, Semântica, AnáliseResumo
Através do presente trabalho, realiza-se uma análise da coleção de livros didáticos para Ensino Médio intitulada Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2005) com o objetivo de demonstrar como são abordados os conteúdos da “semântica”. A metodologia deste trabalho consistiu na leitura dos subcapítulos de cada livro pertencente a essa coleção e na descrição da forma como os conteúdos citados são abordados por ela. Como auxílio, também foi elaborado um roteiro que serviu como base para a análise de cada subcapítulo. Além disso, foi realizada uma fundamentação teórica utilizando como embasamento autores da área, como Cançado (2018), Pietroforte e Lopes (2014), Geraldi e Ilari (2006), entre outros. Como resultados, pode-se destacar a análise detalhada da forma como esses livros didáticos abordam de maneira teórica e prática conceitos como sinonímia, antonímia, campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia, ambiguidade e pronomes demonstrativos abordados na perspectiva dêitica. Além de uma análise geral da forma como a coleção introduz, desenvolve e organiza seus conteúdos.Downloads
Publicado
29-07-2020
Como Citar
ISLABÃO DOS SANTOS, Aléxia; ECKERT, Kleber. PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2479. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2479. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Aléxia Islabão dos Santos, Kleber Eckert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.