A FUNÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Lorita Aparecida Veloso Galle PUCRS
  • Geisa da Silva Medeiros
  • Cristiano Centeno Specht

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2473

Palavras-chave:

Educação Básica, Experimentação no Ensino de Ciências e Matemática, Percepção de professores.

Resumo

A questão central desta pesquisa é: qual a função da experimentação no ensino de Ciências e Matemática na percepção de professores dessas áreas? Depoimentos de 16 professores de Ciências da Natureza e Matemática foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Após a análise, emergiram duas categorias: Experimentação com a função de facilitadora da aprendizagem e Experimentação com a função viabilizadora da pesquisa em sala de aula. Os sujeitos apontaram a relevância da experimentação como complementação da aula expositiva, de forma que uma não substitua a outra e ambas sejam complementares. Compreende-se que o presente estudo possibilita a reflexão por parte dos docentes sobre atividades relativas à experimentação e à sua contribuição no âmbito da sala de aula.

Biografia do Autor

Lorita Aparecida Veloso Galle, PUCRS

Doutoranda do PPG em Educação em Ciências e Matemárica- PUCRS

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Publicado

29-07-2020

Como Citar

GALLE, Lorita Aparecida Veloso; MEDEIROS, Geisa da Silva; SPECHT, Cristiano Centeno. A FUNÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2473. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2473. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos