DEVIR-MULHER E EDUCAÇÃO MÚLTIPLA: CARTOGRAFIAS POÉTICO-POLÍTICAS NAS PÁGINAS-TELA CLARICEANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2454

Palavras-chave:

Devir-mulher. Corpo poético-político. Educação múltipla.

Resumo

O texto perscruta as páginas-tela de Clarice Lispector para fazer ressoar sentidos de uma educação múltipla. Nas travessias de uma cartografia deleuziana, desterritorializam-se as mulheres clariceanas para produzir sentidos outros de um devir-mulher na educação. Nessas linhas de fuga, busca-se romper com representações que reproduzem a imagem instituída do “ser mulher” segundo as leis do sistema patriarcal, e ensaiar vetores de uma educação múltipla onde pulsem devires poéticos-políticos do devir-mulher, e não o seu apagamento. Em meio à potência de uma arte-literatura menor, as subjetividades clariceanas se tecem ao encontro das maquinações do pensamento rizomático da Diferença de Deleuze e Guattari, e das ressonâncias do pensamento pós-feminista, como os de Beauvoir e Butler. O texto se movimenta por uma escrita cartográfica tecida na conexão de platôs arte-gênero-educação a tramar corpos poéticos-políticos convulsionantes que estilhaçam os padrões de gênero instituídos. Cartografar sentidos múltiplos que vertem das artes de escrever-pintar clariceana coloca em movimento um “direito ao grito” do devir-mulher, e ainda, possibilidades de fabular espaços de liberdade no tecer de uma educação múltipla. Estas veredas nos levam a maquinar conceitos para fabular as relações arte-gênero-educação.

Biografia do Autor

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Docente efetiva da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Faculdade de Linguagem. Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e docente do Doutorado em Rede da Amazônia - EDUCANORTE. Líder do Grupo de Pesquisa ANARKHOS (CNPq). Coordenadora do Projeto de Pesquisa “O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar” (PROPESP/UFPA). ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-7156-5610 E-mail: costagilcilene@gmail.com

Fabíola de Fátima Igraja, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA), Bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa ANARKHOS (CNPq). E-mail: fabiolaigreja@hotmail.com

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Publicado

29-07-2020

Como Citar

COSTA, Gilcilene Dias da; IGRAJA, Fabíola de Fátima. DEVIR-MULHER E EDUCAÇÃO MÚLTIPLA: CARTOGRAFIAS POÉTICO-POLÍTICAS NAS PÁGINAS-TELA CLARICEANAS. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2454. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2454. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos