A INTERLOCUÇÃO ENTRE PARES: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2428Palavras-chave:
Aprender. Ensinar. Formação docente. Saber-docente.Resumo
A análise das concepções epistemológicas e educacionais de ensinar e aprender de professores-formadores pode apontar a racionalidade que fundamenta a atuação desses educadores em cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas. A investigação visou a perceber quanto um grupo de professores e professoras atuantes em um curso de Licenciatura em Química de uma instituição de ensino superior têm ampliado seus saberes docentes a partir de um espaço/tempo institucional existente e em que medida isso tem implicado em mudanças no fazer pedagógico de cada um. O presente texto é resultado de um estudo, de caráter qualitativo, situado no contexto da investigação-ação. A pesquisa aponta que a formação continuada e os processos reflexivos que dessa decorrem, os momentos de socialização, a análise e a reflexão das práticas pedagógicas com seus pares e a constituição de espaços/tempos intrainstitucionais são importantes para promover novos estágios de compreensão aos sujeitos-atores do processo educativo, contribuindo para a problematização de saberes e reconfiguração da ação.Downloads
Publicado
29-07-2020
Como Citar
LAUXEN, Ademar Antonio; DEL PINO, José Claudio. A INTERLOCUÇÃO ENTRE PARES: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2428. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2428. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
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Artigos
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