AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL: UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA PARA A ENSINAGEM DE LINGUAGENS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2426Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, Teoria sócio-históricaResumo
Na tentativa de transformar as práticas de ensinagem em um recém-implantado curso Técnico em Informática para a Internet, concretizou-se a implementação de atividades em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle – como apoio ao ensino presencial, intencionando, a partir de uma perspectiva sócio-histórica da linguagem e da aprendizagem, intensificar a interação dialógica entre o conhecimento prévio dos alunos e os novos saberes a serem construídos na sala de aula. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é ponderar sobre o primeiro semestre de implementação dessa prática no curso mencionado, analisando especificamente o modo como o Moodle foi utilizado nas disciplinas Web Design e Inglês Instrumental. Metodologicamente, realizar-se-á uma Análise Dialógica do Discurso das salas de aula virtuais dessas disciplinas, bem como dos discursos dos professores e alunos que se envolveram nessa experiência. Os resultados da pesquisa sinalizam as dificuldades encontradas pelos professores das disciplinas mencionadas na tentativa de operacionalizar a base teórico-metodológica sócio-histórica na seleção de materiais e construção das atividades que integram o AVA.Downloads
Publicado
29-07-2020
Como Citar
LAMAS, Caio Henriques Sica; DE AMORIM, Marcel Alvaro. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL: UMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA PARA A ENSINAGEM DE LINGUAGENS. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2426. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2426. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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