O ENFOQUE CTS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2425

Palavras-chave:

Abordagem CTS. Ensino de Ciências. Licenciaturas.

Resumo

Neste artigo apresentamos o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa realizada junto aos coordenadores de cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas, de instituições de ensino superior do Norte do Rio Grande do Sul, visando identificar quando e como os acadêmicos destes cursos tem oportunidade de conhecer a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino das ciências. Para atingir este objetivo, realizamos um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas, gerando dados que foram tratados pelo procedimento da Análise Textual Discursiva. Norteado pelos referenciais teóricos, apontamos categorias a priori, identificando assim, nos discursos dos entrevistados, alguns pontos que indicam a confluência entre os currículos dos cursos e o enfoque CTS.

Biografia do Autor

Jucelino Cortez, Universidade de Passo Fundo

Professor da área de Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da vida e saúde da UFRGS

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Publicado

18-12-2019

Como Citar

CORTEZ, Jucelino; DEL PINO, José Claudio. O ENFOQUE CTS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2425. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2425. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos