CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM OFICINAS DE ROBÓTICA: OBSERVAÇÕES DE UM DIÁRIO DE BORDO

Autores

  • Andréa Cantarelli Morales Universidade de Caxias do Sul
  • Patrícia Giacomelli Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0002-8493-9693
  • Francisco Catelli Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2420

Palavras-chave:

Conhecimentos prévios, Robótica educacional, Diário de bordo

Resumo

Esse trabalho apresenta as percepções de professoras de uma Instituição de Ensino Superior sobre a importância dos conhecimentos prévios na realização de oficinas de robótica educacional. Através de observações realizadas do decorrer das atividades propostas, foram identificadas três categorias de estudantes conforme suas condições prévias, sendo discernido, para cada uma delas, um padrão de comportamento empregado na resolução das tarefas. Essa percepção possibilitou a reflexão das professoras acerca da importância do reconhecimento e da utilização dos conhecimentos prévios para a construção do conhecimento por parte dos estudantes. Além disso, o professor pode fazer uso dessas condições prévias para o planejamento de atividades e uma prestação mais adequada de auxílio na realização das mesmas.

Biografia do Autor

Andréa Cantarelli Morales, Universidade de Caxias do Sul

Docente do curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Caxias do Sul. Mestra em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade II

Patrícia Giacomelli, Universidade de Caxias do Sul

Docente do curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Caxias do Sul. Mestra em Engenharia Elétrica

Francisco Catelli, Universidade de Caxias do Sul

Docente em Física na Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais e Doutor em Educação

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

MORALES, Andréa Cantarelli; GIACOMELLI, Patrícia; CATELLI, Francisco. CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM OFICINAS DE ROBÓTICA: OBSERVAÇÕES DE UM DIÁRIO DE BORDO. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2420. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2420. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos