ECONOMIA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES GAÚCHOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2369Resumo
Este artigo ilustra os resultados das percepções dos estudantes, de uma cidade do Rio Grande do Sul, em relação ao tema de economia e de que forma o referido tema está sendo abordado na disciplina de matemática. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, a investigação foi desenvolvida com trezentos e quatro estudantes do ensino médio e os dados foram produzidos a partir de um questionário, sendo que as questões subjetivas de economia foram analisadas mediante a aplicação da análise textual discursiva. Os dados foram agrupados em duas categorias que abordam respectivamente: recursos e tomada de decisões; preço determinado pelo mercado. Por meio deste estudo, evidencia-se que para alguns estudantes, economia tem relação com a escassez, produção e gasto, o preço é determinado pelo mercado pela interação das forças de oferta e demanda por bens e serviços, além do conhecimento de economia ser importante para o processo de tomada de decisão. Constata-se, também, que a maioria dos estudantes investigados considera o seu nível de conhecimento de economia “regular”, não gostam de economia, mas consideram importante e gostariam de aprender mais sobre o assunto. Muitos dos conhecimentos de economia adquiridos pelos estudantes são por meio da internet, família e televisão.Downloads
Publicado
18-12-2019
Como Citar
FRANZONI, Patricia; QUARTIERI, Marli Teresinha. ECONOMIA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES GAÚCHOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2369. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2369. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2019 Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri
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