LÍNGUA, PRA QUE TE QUERO? : PRINCÍPIOS SOCIOLINGUÍSTICOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2365Palavras-chave:
Sociolinguística, Contexto de uso, Variação, Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Este artigo busca mostrar uma possibilidade de aplicação didática dos princípios sociolinguísticos no ensino da educação básica. Ancorando-se na teoria variacionista fomentada por William Labov, esboça-se um minidicionário produzido por uma turma de nono ano, de uma escola do interior do Rio Grande do Sul, contendo várias expressões peculiares utilizadas no cotidiano dos moradores da região. Concluiu-se, após a aplicação desta metodologia de ensino, que a oralidade deve ser valorizada em sala de aula e, acima de tudo, que o papel da escola, em relação ao ensino de língua portuguesa, é mostrar que a língua funciona como uma espécie de roupagem, podendo o aluno vestir-se a depender do contexto de uso.Downloads
Publicado
18-12-2019
Como Citar
PASCHOAL, Cristiano Sandim. LÍNGUA, PRA QUE TE QUERO? : PRINCÍPIOS SOCIOLINGUÍSTICOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2365. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2365. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos
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