LÍNGUA, PRA QUE TE QUERO? : PRINCÍPIOS SOCIOLINGUÍSTICOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2365

Palavras-chave:

Sociolinguística, Contexto de uso, Variação, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo busca mostrar uma possibilidade de aplicação didática dos princípios sociolinguísticos no ensino da educação básica. Ancorando-se na teoria variacionista fomentada por William Labov, esboça-se um minidicionário produzido por uma turma de nono ano, de uma escola do interior do Rio Grande do Sul, contendo várias expressões peculiares utilizadas no cotidiano dos moradores da região. Concluiu-se, após a aplicação desta metodologia de ensino, que a oralidade deve ser valorizada em sala de aula e, acima de tudo, que o papel da escola, em relação ao ensino de língua portuguesa, é mostrar que a língua funciona como uma espécie de roupagem, podendo o aluno vestir-se a depender do contexto de uso.

Biografia do Autor

Cristiano Sandim Paschoal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área de concentração Teoria e Usos da Linguagem/Linguística. Membro do Grupo de Pesquisa "TESSITURA: Vozes em (Dis)curso (PUCRS/CNPq).

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Publicado

18-12-2019

Como Citar

PASCHOAL, Cristiano Sandim. LÍNGUA, PRA QUE TE QUERO? : PRINCÍPIOS SOCIOLINGUÍSTICOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2365. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2365. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos