UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO FREIRIANA PRESENTE NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2344Palavras-chave:
estado do conhecimento, concepção freiriana, pesquisaResumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar a presença da concepção freiriana no ensino de Física por meio da análise de trabalhos apresentados no Simpósio Nacional de Ensino de Física. O aspecto central esteve atrelado a identificar características desses trabalhos em termos de autores, instituições, abordagem de pesquisa, nível de escolarização, focos temáticos e presença dos conceitos freirianos. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa, do tipo “estado do conhecimento” envolvendo um corpus de doze estudos identificados a partir do uso do descritor “Freire” e da leitura dos trabalhos. Como resultado aponta-se que o foco está na utilização dos Três Momentos Pedagógicos associados a intervenções didáticas e ainda que: há autores consagrados nessas investigações; a educação básica tem sido o nível de escolarização privilegiado nos estudos; o currículo e a formação de professores concentram parte significativa das investigações; e, os conceitos feirianos de comunidade, diálogo e autonomia se fazem presente, porém em proporcionalidades distintas.Downloads
Publicado
18-12-2019
Como Citar
ROSA, Afonso Werner da; GIACOMELLI, Alisson Cristian; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO FREIRIANA PRESENTE NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2344. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2344. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Afonso Werner da Rosa, Alisson Cristian Giacomelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.