A PRODUÇÃO DE RESENHA DE VÍDEO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2319Palavras-chave:
resenha de vídeo, esfera escolar/acadêmica, organização retórica, aspectos linguístico-textuaisResumo
O presente trabalho visa a discutir os aspectos retórico-organizacionais e linguístico-textuais de um gênero, cuja literatura informativa é um tanto escassa, na esfera escolar/acadêmica: a resenha de vídeo. Do ponto de vista teórico, filia-se aos estudos sociorretóricos sobre descrição e análise de gêneros em contextos acadêmicos, na abordagem de Swales (1990; 2004), seguida por Motta-Roth e Hendges (2010), Araújo (2009), Bezerra (2009), dentre outros. Quanto ao aporte metodológico, este estudo configura-se como descritivo-interpretativo, fundamentado na análise documental de um corpus formado por 20 textos produzidos por estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos em Informática e Eletroeletrônica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, em 2018. Os resultados das análises evidenciam que o gênero em tela, a despeito da sua heterogeneidade, apresenta um considerável padrão comum, resultante da compreensão que os estudantes têm do funcionamento discursivo desse gênero na esfera escolar/acadêmica.Downloads
Publicado
18-12-2019
Como Citar
NUNES, Valfrido da Silva. A PRODUÇÃO DE RESENHA DE VÍDEO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2319. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2319. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Valfrido da Silva Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.