ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA A CARREIRA DE DIPLOMADOS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2302Palavras-chave:
Diplomados, Administração, Carreira, Trajetórias profissionaisResumo
A formação acadêmica vem sendo um quesito laboral para o ingresso ou para a permanência no mercado de trabalho, assim como um desafio para as instituições perante esse cenário de demandas, que impulsionam o desenvolvimento humano e profissional da sociedade. Nesta perspectiva, o presente artigo tem por objetivo avaliar a contribuição da formação acadêmica para os diplomados do curso de Administração de Empresas de uma instituição de ensino do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica busca contextualizar o mercado de trabalho, conceituar carreira e descrever as relações entre formação acadêmica e carreira. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, tendo o questionário estruturado como instrumento de coleta de dados e os diplomados como sujeitos. Os dados da pesquisa foram traduzidos em números e percentuais, para classificá-los e analisá-los, e são apresentados em quadro e tabelas. Os resultados apontam que a formação em Administração de Empresas proporcionou crescimento na carreira profissional, embora haja questionamentos em relação ao atendimento de necessidades e expectativas pessoais, oportunizando a avaliação da proposta pedagógica do curso.Downloads
Publicado
18-12-2019
Como Citar
SCHNEIDERS, Nathalie; CERUTTI, Bernardete Bregolin; BRAIDO, Gabriel Machado. ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA A CARREIRA DE DIPLOMADOS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2302. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2302. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Nathalie Schneiders, Bernardete Bregolin Cerutti, Gabriel Machado Braido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.