“O JOVEM BRASILEIRO NÃO GOSTA DE LER (O QUÊ? E POR QUÊ?)”: REFLETINDO SOBRE A QUESTÃO A PARTIR DE DADOS DA PESQUISA RETRATOS DA LEITURA

Autores

  • Paulo Ailton Ferreira da Rosa junior

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2204

Palavras-chave:

Leitura Literária, Educação literária, Leitores juvenis

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir acerca da educação literária discutindo algumas tensões existentes no que se refere aos anseios escolares em torno das práticas de leitura literária em relação ao que dados indicam que sejam as efetivas práticas de leitura literária a envolverem os jovens em idade escolar. Para tal, propõe-se uma análise de constatações da pesquisa Retratos da Leitura divulgada em 2016 à luz das ideias de autores como Zilberman (2001), Paulino (2010) e Mafra (2013), entre outros, a fim de desfazer o senso comum de que “o jovem brasileiro não gosta de ler”, esclarecendo especificamente o quê ele não gosta e por que ele não gosta.

Biografia do Autor

Paulo Ailton Ferreira da Rosa junior

Graduado em Licenciatura em Letras (Unipampa), especialista em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias (IFSul) e Mestre em Educação (FaE/UFPEL)

Downloads

Publicado

22-07-2019

Como Citar

ROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da. “O JOVEM BRASILEIRO NÃO GOSTA DE LER (O QUÊ? E POR QUÊ?)”: REFLETINDO SOBRE A QUESTÃO A PARTIR DE DADOS DA PESQUISA RETRATOS DA LEITURA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2204. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2204. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos