“O JOVEM BRASILEIRO NÃO GOSTA DE LER (O QUÊ? E POR QUÊ?)”: REFLETINDO SOBRE A QUESTÃO A PARTIR DE DADOS DA PESQUISA RETRATOS DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2204Palavras-chave:
Leitura Literária, Educação literária, Leitores juvenisResumo
Este artigo tem o objetivo de refletir acerca da educação literária discutindo algumas tensões existentes no que se refere aos anseios escolares em torno das práticas de leitura literária em relação ao que dados indicam que sejam as efetivas práticas de leitura literária a envolverem os jovens em idade escolar. Para tal, propõe-se uma análise de constatações da pesquisa Retratos da Leitura divulgada em 2016 à luz das ideias de autores como Zilberman (2001), Paulino (2010) e Mafra (2013), entre outros, a fim de desfazer o senso comum de que “o jovem brasileiro não gosta de ler”, esclarecendo especificamente o quê ele não gosta e por que ele não gosta.Downloads
Publicado
22-07-2019
Como Citar
ROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da. “O JOVEM BRASILEIRO NÃO GOSTA DE LER (O QUÊ? E POR QUÊ?)”: REFLETINDO SOBRE A QUESTÃO A PARTIR DE DADOS DA PESQUISA RETRATOS DA LEITURA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2204. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2204. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Paulo Ailton Ferreira da Rosa junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.